UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia e Currículo II
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF06-11236
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Promover a reflexão sobre as articulações entre modalidades de organização curricular e a proposição de experiências de aprendizagem.
EMENTA:

Diferentes modalidades de organização curricular e suas interfaces com princípios psicopedagógicos norteadores da estruturação e organização das experiências de ensino e de aprendizagem no âmbito escolar. Privilegiam-se as contribuições de Coll, Bruner e Ausubel.


BIBLIOGRAFIA:

AUSUBEL. Arendizagem significativa.
BRUNER, J. A cultura da educação. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
COLL, César. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica a elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 2000.