UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Pedagogia do Conceito II
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF06-11232
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Exercitar a leitura de textos de Filosofia.
EMENTA:

As obras filosóficas têm a característica de elaborar (ou pretender elaborar) as condições de sua própria validade, ao enunciarem as regras da leitura que delas podemos fazer. Portanto, cada obra apresenta suas próprias condições de enunciação, de leitura e de uso, já que a aprendizagem da leitura desses textos terá de ser "filosófica" e exige o trabalho reflexivo, propomos um exercício de leitura que tente acompanhar as várias dimensões de sentido que um texto filosófico é capaz de produzir, na media em que ele está aberto ao tempo presente de sua produção e ao tempo futuro de sua recepção.


BIBLIOGRAFIA:

Coleção Os Pensadores. Editora Abril e Nova Cultural. SP: várias edições desde 1973.
Frederic Cossutta: Elementos para a leitura de textos filosóficos. SP: Martins Fontes, 1994.
Dominique Maingueneau: Novas tendências em análise do Discurso. SP: Pontes/Editora da Unicamp, 1997.