UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Modos de Subjetivação Contemporâneos I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11226
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Discutir a formação social considerando os múltiplos agenciamentos - históricos, institucionais, políticos, culturais etc - envolvidos neste processo.
EMENTA:

Da família aristocrata à família nuclear burguesa. O reordenamento das normas familiares no Brasil como estratégia de construção do Estado-nação. A problematização do conceito de "natureza humana". As noções de sujeito, indivíduo, pessoa...a consciência de si. As ciências humanas e o surgimento do sujeito moderno. Análise e discussão dos papéis da mídia, da cultura e da educação no processo de produção social de subjetividades.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF06-08781 Modos de Subjetivação Contemporâneos
 
BIBLIOGRAFIA:

COSTA, J. F. Ordem Médica e Norma Familiar. Rio de Janeiro, Graal, 1999.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1989.
GUATTARI, F. - Micropolítica. Cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.
JACÓ_VILELA, A. M. e MANCEBO, D. (orgs). Psicologia Social: abordagens sócio-históricas e desafios contemporâneos. Rio de Janeiro, EDUERJ, 1999.
NOVAES, A. Rede Imaginária: televisão e democracia. SP, Companhia das Letras, Sec. Mun. De Cultura, 1991.
SOUZA, S. J. e (org). Subjetividade em Questão: a infância como crítica da cultura. RJ, 7Letras, 2000.