UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Memória, Educação e Gerontologia A
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11224
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Contribuir para o reconhecimento da memória coletiva como instrumento de poder. Reconhecer o envelhecimento da população brasileira como desafio lançado a Universidade. Refletir sobre as necessidades da nova sociedade brasileira que se redesenha como um dos maiores contingentes de idosos do mundo num futuro próximo. Conscientizar o universitário para a construção da velhice bem sucedida.
EMENTA:

A visibilidade do compromisso social da Universidade e a implementação de políticas públicas voltadas para o envelhecimento da população brasileira. A memória como categoria auxiliar de análise na compreensão da história da educação brasileira. A gerontologia como campo interdisciplinar da discussão do envelhecimento da sociedade brasileira.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF06-08795 Memória,Educação e Gerontologia
 
BIBLIOGRAFIA:

BOSI, Ecleia. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. SP: Companhia das Letras, 1994.
THOMPSON, Paul. A Voz do Passado, História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
CAMARANO, Ana Amélia. Evelhecimento da População Brasileira uma contribuição demográfica. In FREITAS, et al (orgs)Tratado de Geriatria e Gerontologia, S.B.G.G.
SÁ, Jeanete Martins de. Gerontologia e Interdisciplinaridade: Fundamentos Epistemológicos in NERI, Anita Liberalesso et al, Velhice e Sociedade. SP: Papirus, 1999.