UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova A
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11223
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Apresentar um panorama geral do contexto histórico a partir dos anos 20. Discutir o projeto de modernização e sua relação com a proposta de renovação educacional. Identificar o sentido e as questões centrais do Manifesto no seu tempo histórico. Analisar o Plano de Reconstrução Educacional, dando ênfase a relação Estado e Educação Pública. Examinar o sentido da reação católica ao Manifesto. Avaliar a influência do Manifesto na Carta de 34. Confrontar questões educacionais da atualidade como o nosso passado educacional.
EMENTA:

O Manifesto de 32 no seu tempo histórico. O Manifesto como marco simbólico do projeto de modernização e de renovação educacional da sociedade brasileira. O Manifesto em si: signatários e as questões que os mobilizaram. O Estado e a Educação Pública. O Plano de Reconstrução Nacional. O sentido da reação católica ao Manifesto. O Manifesto e a Constituição de 34. Confrontando diferentes tempos: conexões da atualidade com o nosso passado educacional.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF06-08779 Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, C; GONDRA, J; MAGALDI, AM (Orgs): Educação no Brasil: História, Cultura e Política. EDUSF, 2003.
CARVALHO, J M: Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3ed. RJ: Civilização Brasileira, 2002.
FREITAS, M C (Org): Memória Intelectual da Educação Brasileira Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2002.
LOPES, E M; FARIA FILHO, L M; VEIGA C G (Orgs): 500 anos de Educação no Brasil. BH: Autêntica, 2000.
PRADO, MLC; VIDAL, DG (Orgs): À Margem dos 500 Anos: Reflexões Irreverentes. EDUSP, 2002.
SCHWARTZMAN, S; BOMENY, HMB; COSTA, VMR: Tempos de Capanema. SP: Paz e Terra: FGV, 2000.XAVIER, L N: Para além do campo educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2002.