UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Intérpretes do Brasil
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11222
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Exame da constituição de uma interpretação sistemática da formação social brasileira pelos saberes das ciências humanas (história, historiografia, história social da literatura, geografia, sociologia, ciência política etc.)
EMENTA:

O pensamento social brasileiro e sua interpretação do Brasil.


BIBLIOGRAFIA:

FERRAZ, Isa G. e RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. Documentário em DVD. Versátil, 2000.
DANTAS MOTA, Lourenço. Introdução ao Brasil. Senac, 1999.
HOLANDA, Sergio Buarque, Raízes do Brasil.
FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala; Sobrados e Mocambos.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil.
PRADO Jr. Caio. Formação do Brasil Contemporâneo.
FERNANDES, Florestan. Função social da guarra na sociedade Tupinambá.
CANDIDO, Antônio. Vários escritos.
FAORO, Raymundo. Os donos do poder.
NABUCO, Joaquim. O abolicionismo.
RIBEIRO, Darcy. As Américas e a Civilização.
FAUSTO, Boris. História do Brasil.
SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo.