UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação e Comunicação: Rádio II A
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11218
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

O rádio como educação, enquanto meio, mais que por seu conteúdo, experiências práticas de produção e difusão de programas de rádio.

EMENTA:

As paisagens sonoras como recursos de linguagem. Produção de programas de rádios experimentais, explorando novas narrativas sonoras. O campo teórico da exploração experimental do rádio - rádio - arte e rádio experimental.
Experiência de utilização das novas linguagens em produção para as rádios comunitárias.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF06-07758 Educação & Comunicação: Rádio II
 
BIBLIOGRAFIA:

Douglas Kahn e Gregory Whitehead (orgs.) Wireless Imagination. Sound, radio and the avant-garde. MIT Press, Cambridge, London, 1992.
ARNHEIM, Rudolf: Estética Radiofônica, Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 1980.
Janete et Haouli. RádioPaisagem. Tese de Doutorado/ECA/USP, 2000.
Mauro Sá Rego Costa. Rádios Comunitárias como Rádios Educativas. Explorando os ppotenciais educativos do rádio e das rádios comunitárias. Comunicação apresentada no INTERCOM 2001. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Campo Grande, MS.
Hildegard Westerkamp. "O Ambiente Sonoro no Rádio". In Rádio Nova. Constelações da Radiofonia Contemporânea. N. 2. UFRJ, ECO, Publique, 1997. 157 - 166.
Dan Lander. "Reflexões sobre o rádio e a arte". In Rádio Nova. Constelações da Radiofonia Contemporânea. N. 3. UFRJ, ECO, Publique, 1999. 31 - 49.