UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação e Comunicação: Rádio II A
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11218
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

EMENTA:

As paisagens sonoras como recursos de linguagem. Produção de programas de rádios experimentais, explorando novas narrativas sonoras. O campo teórico da exploração experimental do rádio - rádio - arte e rádio experimental.

Experiência de utilização das novas linguagens em produção para as rádios comunitárias.



OBJETIVO(S):

O rádio como educação, enquanto meio, mais que por seu conteúdo, experiências práticas de produção e difusão de programas de rádio.

DISCIPLINA CORRESPONDENTE
FEBF06-07758Educação & Comunicação: Rádio II

BIBLIOGRAFIA:

Douglas Kahn e Gregory Whitehead (orgs.) Wireless Imagination. Sound, radio and the avant-garde. MIT Press, Cambridge, London, 1992.

ARNHEIM, Rudolf: Estética Radiofônica, Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 1980.

Janete et Haouli. RádioPaisagem. Tese de Doutorado/ECA/USP, 2000.

Mauro Sá Rego Costa. Rádios Comunitárias como Rádios Educativas. Explorando os ppotenciais educativos do rádio e das rádios comunitárias. Comunicação apresentada no INTERCOM 2001. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Campo Grande, MS.

Hildegard Westerkamp. ´O Ambiente Sonoro no Rádio´. In Rádio Nova. Constelações da Radiofonia Contemporânea. N. 2. UFRJ, ECO, Publique, 1997. 157 - 166.

Dan Lander. ´Reflexões sobre o rádio e a arte´. In Rádio Nova. Constelações da Radiofonia Contemporânea. N. 3. UFRJ, ECO, Publique, 1999. 31 - 49.