UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação e Comunicação: Rádio I A
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11217
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

EMENTA:

O CARáTER PRóPRIO DO RáDIO - A EXPERIêNCIA AUDITIVA - AS VARIEDADES DA EXPERIêNCIA DA ESCUTA. NARRATIVA MUSICAL E NARRATIVA SONORA. MúSICA E SOCIALIDADE - O CONCEITO DE RITORNELO. O RITORNELO E A CONSTRUçãO DO SOCIUS. AS DIVERSAS EXPLORAçõES DOS TERRITóRIOS CONSTITUíDOS PELO USO EXPERIMENTAL E CRIADOR DO RáDIO DESDE O INíCIO DO SéCULO XX. RáDIO, POLíTICA E EDUCAçãO. A EXPERIêNCIA EUROPéIA

(ITáLIA E FRANçA) NOS ANOS 70. A EXPERIêNCIA BRASILEIRA ATUAL. PRáTICAS DE ESTúDIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUçãO RADIOFôNICA BáSICA.




OBJETIVO(S):

UMA EXPLORAçãO SOBRE AS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DO RáDIO COMO MíDIA.

DISCIPLINA CORRESPONDENTE
FEBF06-07757Educação & Comunicação: Rádio I

BIBLIOGRAFIA:

FRANçOIS BAYLE, ´OUVIR E ESCUTAR. ENTREVISTA COM FRANçOIS BAYLE, COMPOSITOR E DIRETOR DO INA/GRM (PARIS)´, IN RUTH SCHEPS(ORG) O IMPéRIO DAS TéCNICAS, PAPIRUS, CAMPINAS, 1996.

MURRAY SCHAFER. O OUVIDO PENSANTE. TRAD. DE MARISA FONTERRADA. EDIT. UNESP, SãO PAULO, 1991.

DOUGLAS KAHN E GREGORY WHITEHEAD (ORGS.) WIRELESS IMAGINATION. SOUND, RADIO AND THE AVANT-GARDE. MIT PRESS, CAMBRID LONDON, 1992.

BRUCE BARBER. ´RáDIO: O PARENTE ASSUSTADOR DA AUDIOARTE´. IN: RáDIO NOVA. CONSTELAçõES DA RADIOFONIA CONTEMPORâNEA. N. 2. UFRJ, ECO, PUBLIQUE, 1997. 41-72.

MURRAY SCHAFER. ´RáDIO RADICAL´. IN: RáDIO NOVA. CONSTELAçõES DA RADIOFONIA CONTEMPORâNEA. N. 2. UFRJ, ECO, PUBLIQUE, 1997, 27-39.

JANETE EL HAOULI. RADIOPAISAGEM. TESE DE DOUTORADO/ECA/USP, 2000.

DELEZE, GILLES E GUATTARI, FELIX. ACERCA DO RITORNELO, IN MIL PLATôS. CAPITALISMO E ESQUIZOFRENIA, VOL. 4. RIO DE JANEIRO, EDITORA 34, 1992.

MAURO Sá REGO COSTA et WALLACE HERMANN, WALLACE. RáDIO LIVRE, RáDIOS COMUNITáRIAS: OUTRAS FORMAS DE FAZER RáDIO E POLíTICA. LUGAR COMUM ESTUDOS DE MíDIA CULTURA E DEMOCRACIA. RIO DE JANEIRO, V 16-17, P. 97-107, 2003.

COSTA, MAURO Sá REGO et EL HAOULI, JANETE. ´RáDIO UNIVERSITáRIAS PARA UM MUNDO MELHOR´ IN: 4. O CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACION SUPERIOR - UNIVERSIDAD 2004, 2004, HAVANA. CD-ROM DEL CONGRESO UNIVERSIDAD 2004.

HAVANA: MINISTéRIO DE EDUCACION SUPERIOR, 2004; PUBLICADO TAMBéM EM POLEMICA, V. 13, 2005.

COSTA, MAURO Sá REGO. ´O RITORNELO E A ESCUTA DA MúSICA DAS TRADIçõES´, IN PESQUISA E MúSICA, VOL. 4, N. 1, DEZ. 1998. CONSERVATóRIO BRASILEIRO DE MúSICA, RIO DE JANEIRO.

---------------------------. ´PAISAGENS SONORAS. MURRAY SCHAFER FALA DO PROJETO COMO ARTE, EDUCAçãO E POLíTICA. MAURO Sá REGO COSTA ENTREVISTA MURRAY SCHAFER. PESQUISA E MúSICA, CONSERVATóRIO BR. DE MúSICA, RIO DE JANEIRO, V. 4, N. 1, 1998.

--------------------------. ´RáDIO ALICE ATRAVéS DO ESPELHO.´ POLêMICA, V. 14, 2006.

-------------------------. ´FRANCO BERARDI, BIFO. RáDIO ALICE. MíDIA E POLíTICA´. POLêMICA, V. 16, 2006.