UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Cultura da Interface II
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF06-11215
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Exame do desenvolvimento das redes digitais e do ciberespaço da comunicação e seu impacto na experiência educacional, na formação docente e na produção do conhecimento.
EMENTA:

A Rede Mundial de Computadores (World Wide Web) desde os anos 90 tornou-se instrumento de comunicação, de administração e ferramenta de desenvolvimento de produtos e serviços em várias áreas de atividade (econômica, cultural e política). A cada dia a rede modifica a forma como lidamos com o conhecimento, a pesquisa científica e as experiências culturais. Diferentemente da máquina especializada (mecânica ou termodinâmica), cuja função e uso são predeterminados segundo a natureza dos conhecimentos que incorpora, as novas tecnologias de informação e comunicação constituem uma verdade ruptura na história das técnicas, por dissociarem a máquina e seu programa. Essa maleabilidade dos instrumentos, cujo uso transforma o programa de funcionamento, abre a perspectiva de uma reviravolta na relação homem/máquina, pois a meta-máquina não tem função predeterminada. Pela extensão de suas performances a partir da interação com o usuário e o ambiente, elas supõem experimentação e aprendizado contínuos, conferindo um caráter dinâmico à atividade de produção de conhecimento - e fazendo com que este seja cada vez mais socializado do ponto de vista da produção.


BIBLIOGRAFIA:

Seraphin Alava, Ciberespaço e formações abertas.
Steve Johnson, Cultura da Interface.
DELEUZE, GUATARRI. Rizoma in Mil Platôs, Editora 34.
LEVY, Pierre, Tecnologias da Inteligência. Editora 34.
LEVY, Pierre, Cibercultura.
Manuel Castells, Sociedade em rede.
Marcio Tavares d'Amaral (org.), Contemporaneidade e novas tecnologias.
Ilga Prigogine e Isabelle Stengers, Sistema, volume 26 na Enciclopédia Einaudi.