UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Cibercultura e Produção de Subjetividades II
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF06-11213
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Exame dos efeitos das novas tecnologias de comunicação sobre a formação de subjetividades, os processos de criação, produção e circulação de conhecimentos e cultura, além da formação docente e dos processos educacionais.
EMENTA:

A proposta é refletir sobre uma historicidade onde a tecnologia transforma a experiência, acolhendo porém a imprevisibilidade do sentido da transformação - e a possibilidade de nosso investimento no que podemos ser, quando o que podemos ser e pensar depende do que somos capazes de fazer.


BIBLIOGRAFIA:

ANTOUN, H. O Pensamento Transindividual. In: M T d'Amaral. (Org.). Contemporaneidade e Novas Tecnologias. 1 ed. Rio de Janeiro: IDEA-ECO-UFRJ/SETTE LETRAS, 1996, v. 1, p. 103-114.
ANTOUN, H. Democracia, Multidão e Guerra no Ciberespaço. In: A. Parente. (Org.). Tramas da Rede: Novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. 1 ed. P. Alegre: Sulina, 2004, v. 1, p. 209-237.
BUSH, V. A forma como pensamos. Disponível em http://www.febf.uerj.br/crono_web/resumo_da_forma.pdf
DELEUZE, GUATARRI. Rizoma in Mil Platôs, Editora 34.
LEVY, Pierre, Tecnologias da Inteligência. Editora 34.
LEVY, Pierre, Educação e cibercultura.
SERRES, M. Hermes, uma filosofia das ciências. Editora Graal.
VAZ, P. R. Agentes na rede. Lugar Comum (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 1, n. 7, p. 114-132, 1999.
VAZ, P. R. Mediação e tecnologia. Revista FAMECOS nº 16. P. Alegre, dezembro de 2001.