UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: A Ideia de Cultura Brasileira: o Conceito de Formação e a Formação Docente I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11210
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Confrontar as interpretações sobre a formação da cultura brasileira, em suas variadas abordagens e pontos de vista, com as propostas de formação docente atualmente em vigor. Elaborar uma concepção teórica e prática de formação docente vinculada aos processos de produção, criação e recepção de cultura.
EMENTA:

Pensar o que pode ser o Brasil constituiu a preocupação de uma geração de pesquisadores, esaístas, pensadores, escritores, artistas, cineastas etc. - para os quais o conceito de "formação" foi clave interpretativa. Materializar a cidadania pela escolarização e educação formal é tarefa dos docentes do ensino fundamental - e aqui a formação ganha o sentido de constituição de subjetividades em instituições próprias e voltadas para esse fim. O conceito de "formação" (pedagógica, institucional, individual e coletiva), a idéia de "formação da cultura" e a própria atividade de construção/educação/formação dos docentes do ensino fundamental - os quais, por sua vez, concorrem para a formação de seus estudantes - convergem não apenas pela família semântica, mas sobretudo pelo caráter constitutivo que desempenham na vida subjetiva e coletiva e na produção social.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF06-08783 A Ideia de Cultura Brasileira:O conceito de Formação e a Formação Docente
 
BIBLIOGRAFIA:

ALFREDO BOSI: Dialética da Colonização. S. Paulo: ompanhia das Letras, 1992.
MARILENA CHAUÍ: Brasil, Mito fundador e sociedade autoritária. SP: Fundação Perseu Abramo, 2000.
LOURENÇO D. MOTA (org): Introdução ao Brasil, vol. 1: Um banquete no trópico. Editora Senac São Paulo, 1999.
JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA (org): Nenhum Brasil existe. Topbooks, 2003.
PAULO EMÍLIO SALLES GOMES: Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. SP: Paz e Terra, 1996.
ROBERTO SCHMARZ: O pai de família. SP: Paz e Terra.