UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: A Educação e a Construção Social de Subjetividades I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FEBF06-11208
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Problematizar a relação entre os dispositivos e as práticas pedagógicas e a construção social de subjetividades.
EMENTA:

A educação como instituição social. Análise das relações e práticas sociais instituídos pela educação. Dispositivos pedagógicos e modos de subjetivação contemporâneos: problematizando o currículo e a avaliação. Análise histórico-crítica das práticas pedagógicas alternativas. A pedagogia libertária. A pedagogia institucional. A autogestão pedagógica como utopia ativa.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FEBF06-08789 A Educação e a Construção Social de Subjetividades
 
BIBLIOGRAFIA:

ARDOINO, J. As pedagogias Institucionais. São Carlos: RiMa, 2003.
BARRIGA, A. D. El examen: textos para su historia y debate.
México: Centro de Estudios sobre La universidad/Plaza y Valdés, 2001.
CANDAU, V. M. Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
GARCIA, M. M. A. Pedagogias críticas e subjetivação: uma perspectiva foucaultiana. Petrópolis: Vozes, 2002.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.