UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA HUMANA
DISCIPLINA: Geografia e Ensino
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IGEOG02-11034
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
Eletiva DefinidaIGEOG - Geografia (versão 3)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

COMPREENDER O PAPEL DA GEOGRAFIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR.
ANALISAR A GEOGRAFIA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS E A QUE SE PRATICA EM SALA DE AULA, QUANTO À METODOLOGIA, À FORMA E OS CONTEÚDOS COM QUE VÊM SENDO APRESENTADAS.

EMENTA:

A GEOGRAFIA COMO DISCIPLINA ACADÊMICA - O NACIONALISMO PATRIÓTICO EM QUESTÃO.
A BUSCA DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - PRINCIPAIS LINHAS. OBJETIVO PEDAGÓGICO DO ENSINO DA GEOGRAFIA. GEOGRAFIA ESCOLAR, CONTEÚDOS E OBJETIVOS. A GEOGRAFIA NO LIVRO DIDÁTICO - O ENSINO DA GEOGRAFIA CRÍTICA E A CRÍTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

GEO01-06845 Geografia e Ensino
 
BIBLIOGRAFIA:

RUA, João et all. - Para Ensinar Geografia. Rio de Janeiro. Ed. Access, 1993, 311p.
VESCENTINI, J.W. (org) - Geografia e Ensino. Campinas, Ed. Papirus, 1989, 201p.
VESCENTINI, J.W. - Para uma Geografia Crítica na Escola, São Paulo, Ed. Ática, 1992, 135p.
RESENDE, Marcia Spyer. - A Geografia do Aluno Trabalhador. São Paulo, Ed. Loyola, 1986, 181p.