UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA FÍSICA
DISCIPLINA: SIG Aplicado ao Ensino de Geografia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IGEOG01-11014
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
Eletiva DefinidaIGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

FORNECER AO ALUNO FUNDAMENTOS E CONCEITOS ACERCA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GEOGRÁFICA - SIG/GIS GEOGRAPHICAL INFORMATIOS SYSTEM, COM ÊNFASE PARA APLICAÇÃO NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO.

EMENTA:

1- INTRODUÇÃO;
2- CONCEITOS CARTOGRÁFICOS BÁSICOS;
3- SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG- REWVISÃO COMCEITUAL;
4- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS- PCN;
5- PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO - PNLD;
6- PROJETO PRÁTICO.


PRÉ-REQUISITO 1:

IGEOG01-10992 Geoprocessamento
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

GEO01-09027 SIG aplicado ao Ensino de Geografia
 
BIBLIOGRAFIA:

1-(*) LIVRO TEXTO
2- (*) BRASIL, 1998. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: INTRODUÇÃO AOS PARÂMETROS CURRICULARES
NACIONAIS I SECRETEARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. BRAS1LIA. MEC/SEF. 174P.
3- , 1998 A. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENT AL. PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: MEIO AMBIENTEI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
FUNDAMENT AL. BRAS1LIA. MEC/SEF. 76P.
4- BRASIL, 2001. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, PROGRAMA PARÂMETROS EM AÇÃO, MEIO
AMBIENTE NA ESCOLA: CADERNO DE APRESENTAÇÃOI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
FUNDAMENT AL. BRASILIA. MEC/SEF IDPE/COEA 40P.
5- __ ,2001 A. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PROGRAMA PARÂMETROS EM AÇÃO, MEIO
AMBIENTE NA ESCOLA: GUIA PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA! / SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. BRASÍLIA. MEC/SEF. 200P.
6- (*) BRASIL. 2000. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MEDIA E TECNOLOGICA. PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS.