UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado III - Ensino Médio e Gestão Escolar
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-10970
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio4 8 120
TOTAL 4 8 120

OBJETIVO(S):

Ensino Médio:
A partir das reflexões entre alunos/as e docentes, desenvolver propostas de prática docentes, abrindo um espaço novo ao conhecimento, à experiência, à intervenção e às diferenças.
Desenvolver metodologias adequadas ao Ensino Médio a partir de diferentes linguagens, promovendo interdisciplinaridade na construção de uma prática docente criadora.
Discutir as múltiplas dimensões da ação docente e a fundamentação epistemológica norteadora a docência no Ensino Médio.
Correlacionar teoria e prática, desenvolvendo o saber e o fazer, propondo soluções para os desafios da educação formal e não-formal, em ambientes escolares e não-escolares, através de ações voltadas para uma prática pesquisadora, reflexiva e transformadora.
Gestão Escolar:
Oferecer ao licenciando um espaço de experiência de realidade escolar em situação administrativa.
Refletir sobre os problemas e os impasses encontrados no cotidiano escolar a fim de construir alternativas que apontem possíveis caminhos para uma prática emancipatória e transformadora.
Assegurar aos graduandos a participação em atividades de gestão de processos educativos no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos.

EMENTA:

Ensino Médio: Vivência do processo de formação docente em unidades escolares e demais instituições educativas; a autonomia da prática docente e da gestão no processo de aprendizagem; o aluno educador e a comunidade escolar: investigações, reflexões, propostas e implementação de metodologias; Articulação entre os projetos políticos pedagógicos da universidade e da escola e ou espaços educativos.
Gestão: Vivência do processo de formação docente em unidades escolares e demais instituições educativas; a autonomia da prática docente e da gestão no processo de aprendizagem; o aluno educador e a comunidade escolar: investigações, reflexões, propostas e implementação de metodologias; Articulação entre os projetos políticos pedagógicos da universidade e da escola e ou espaços educativos.


PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-10969 Estágio Supervisionado II - Séries Iniciais de Ensino Fundamental
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-09799 Estágio Supervisionado III
 
BIBLIOGRAFIA:

DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
FORTUNA, Maria Lúcia Abrantes. Gestão escolar e subjetividade. Niterói: Intertexto. São Paulo: Xamã, 2000.
MOREIRA, A(Org.) Curriculo, cultura e sociedade. São Paulo, Cortez, 1995.
RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria(orgs.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2005. V.1.
VEIGA, Ilma. Projeto político-pedagógico na escola. São Paulo, Papirus, 1996.