UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado II - Séries Iniciais de Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-10969
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Possibilitar a prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como fundamento a reflexão e análise do cotidiano desse segmento escolar.
Discutir as múltiplas dimensões da ação docente e a fundamentação epistemológica norteadora do fazer nas séries iniciais do ensino fundamental.
Articular teoria e prática desenvolvendo o saber e o fazer, propondo soluções para os desafios da educação através de uma prática pesquisadora e transformadora.
Assegurar aos graduandos experiências de exercício profissional em ambientes escolares e não-escolares que ampliem sua formação.

EMENTA:

Vivência do processo de formação docente em instituições das séries iniciais do Ensino Fundamental; o docente das séries iniciais do ensino fundamental e o cotidiano escolar: investigações, reflexões, propostas e implementação de metodologias; articulação entre os projetos políticos pedagógicos da universidade e das instituições de educação infantil; vivências de exercício profissional em ambientes escolares e não-escolares que ampliem a sua formação.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-10968 Estágio Supervisionado I - Educação Infantil
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-09792 Estágio Supervisionado II
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite.(org) O sentido da escola: pensar e fazer. RJ: DP&A,1999.
GERALDI, Corinta et alli (org). Cartografia do trabalho docente- professor pesquisador. SP: Mercado de Letras: ALB, 1998.
ESTEBAN, Maria Tereza. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. SP: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Nóvoa, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.