UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I - Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-10968
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Possibilitar a prática docente em educação infantil, tendo como fundamento a reflexão e análise do cotidiano desse segmento escolar.
Discutir as múltiplas dimensões da ação docente e a fundamentação epistemológica norteadora do fazer na Educação Infantil.
Articular teoria e prática desenvolvendo o saber e o fazer, propondo soluções para os desafios da educação através de uma prática pesquisadora e transformadora.
Assegurar aos graduandos experiências do exercício profissional em ambientes escolares e não-escolares que ampliem a sua formação.

EMENTA:

Vivência do processo de formação docente em instituições de educação infantil; O docente da educação infantil e o cotidiano escolar: investigações, reflexões, propostas e implementação de metodologias; articulação entre os projetos políticos pedagógicos da universidade e das instituições de educação infantil; vivências de exercício profissional em ambientes escolares e não-escolares que ampliem sua formação.

TRAVA:

92 créditos (Pedagogia. - versão 4)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-09250 Estágio Supervisionado I
 
BIBLIOGRAFIA:

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil. MEC/Brasil, 1988.
FREIRE, Madalena. A Paixão Conhecer o mundo. RJ: Paz e Terra, 1983.
FREITAS, M. C. História da infância no Brasil. São Paulo; Cortez, 1997.
GHINALDELLI JR, Paulo. Infância, escola e modernidade. São Paulo; Cortez, 1996.
GARCIA, R. L. Revisitando a pré-escola. São Paulo; Cortez, 1993.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1986.