UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Políticas Públicas e Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-10967
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender os vínculos entre as políticas educacionais e a estruturação do Estado e das políticas públicas, no Brasil, discutindo o papel atribuído à educação escolar no contexto dos reajustes econômico-sociais contemporâneos.
EMENTA:

Emergência da educação como dispositivo político no Estado moderno. As políticas de educação no contexto das políticas públicas. Os projetos e as práticas de educação escolar frente às diretrizes políticas para os campos econômico e social, na contemporaneidade.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-09800 Políticas Públicas e Educação I
 
BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo, Cortez, 1992.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo, Cortez, 1995.
PATTO, Maria Helena de Souza. A questão política do fracasso escolar. São Paulo, T. A. Queiroz, 1990.
SANTOS, Wanderley Guilherme. Cidadania e justiça. Rio de Janeiro, ed. Campus, 1997.
GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão. Crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, Vozes, 1996