UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos I
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-10966
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar aspectos sociais, políticos e epistemológicos presentes nas diferentes concepções de educação de jovens e adultos;
Compreender e problematizar as relações entre juventude, cultura e subjetividade;
Refletir o processo de construção identiário de jovens e adultos na contemporaneidade

EMENTA:

Visão histórica, política e social em educação de jovens e adultos (EJA). As campanhas de alfabetização de adultos no Brasil. Juventude, cultura e subjetividade. Juventude e sociabilidade no cotidiano escolar. Princípios político-pedagógicos. A formação do educador de EJA.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-09795 Educação de Jovens e Adultos I
 
BIBLIOGRAFIA:

CARRANO, Paulo (Org.) Juventude, educação e sociedade. Revista Movimento, UFF/DP&A, n. 1 , 2000.
ELIAS, Norbert. Os outsiders e os estabelecidos. Rio de Janeiro, Zahar, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. São Paulo, Paz e Terra, 1986.
INEP. Tendências atuais na educação de jovens e adultos. In: Em aberto, Brasília, ano 11, n. 56, out./dez. 1992.
PINTO, A. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo, Cortez, 1987.
RAAB. Práticas educativas e a construção do currículo. In: Revista de educação de jovens e adultos: Alfabetização e cidadania. São Paulo, nº 10, novembro, 2000.
SPÓSITO, Marília (Org.) Juventude e contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Anped, 1987