UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação Infantil II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-10964
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Aprofundar os conhecimentos político-teóricos da educação infantil;
Conhecer e problematizar o cotidiano do trabalho em equipes de educação infantil;
Refletir sobre alternativas pedagógicas para educação infantil na contemporaneidade.

EMENTA:

Fundamentos teórico-metodológicos da Educação Infantil. O trabalho cotidiano em creches e pré-escolas. Alternativas pedagógicas para a educação infantil. Diferentes linguagens na educação infantil. A construção do conhecimento pela criança. Os espaços e tempos nas creches e pré-escolas. As diferentes linguagens da educação infantil.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-10961 Educação Infantil I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-09779 Educação Infantil II
 
BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, Madalena. 1993. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
JOBIM E SOUZA, S. 1993. Infância e linguagem - Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus.
KRAMER, Sônia (coord.). 1998. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Ática.
LA TAILLE, Yves de. 1992. Piaget, Vygotsjy, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial.
VYGOTSKY, L. 1986. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.