UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Filosofia e Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-10962
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar criticamente os fundamentos filosóficos das diferentes práticas educacionais no Brasil.
Possibilitar a discussão sobre os desafios educacionais contemporâneos.

EMENTA:

Filosofia da educação e pensamento pedagógico brasileiro.
O Pensamento liberal e sua influência no pensamento pedagógico brasileiro;
Perspectivas e desafios do pensamento pedagógico na atualidade.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-09764 Filosofia e Educação II
 
BIBLIOGRAFIA:

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da Educação. SP, Moderna, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Editora Brasiliense, 1993.
CHAUI, M. Convite à filosofia. 12 ed. São Paulo: Ática, 2000.
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo. Ática, 1988.
GENTILI, Pablo A. A. e Silva, Tomaz Tadeu. Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis, Vozes, 1994.
GHIRALDELLI, Jr, Paulo (org.). O que você precisa saber sobre filosofia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000
____________ . O que é filosofia da educação. RJ, DP&A, 2000
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. SP, Cortez, 1994.