UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação Infantil I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-10961
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender a construção social da infância numa perspectiva histórico-cultural;
Promover a reflexão e o aprofundamento crítico sobre as políticas de educação infantil no país;
Conhecer e relacionar as diferentes concepções de infância e conhecimento presentes no currículo de educação infantil.

EMENTA:

Infância, cultura e sociedade. História e política da educação infantil no Brasil. Concepções de infância e políticas de educação infantil. O currículo na educação infantil. Pressupostos Teórico e epistemológico e conseqüências metodológicas no trabalho pedagógico. A formação de professores para a educação infantil: justificativas e dilemas.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-09772 Educação Infantil I
 
BIBLIOGRAFIA:

ARIÉS, Philippe. 1978. História social da criança no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil. 1988. MEC/Brasil.
FREITAS, M. C. 1997 História da infância no Brasil. São Paulo; Cortez.
GHINALDELLI JR, Paulo, 1996. Infância, escola e modernidade. São Paulo; Cortez.
GARCIA, R. L. 1993. Revisitando a pré-escola. São Paulo; Cortez.
VYGOTSKY, L. 1986. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.