UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL
DISCIPLINA: Subárea Assist V-Atenção Integral Saúde Criança 1
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ENF04-10930
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaENF - Enfermagem (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0460
Prática/
Trabalho de Campo
0115
TOTAL 0 5 75

OBJETIVO(S):

Compreender a criança na sua totalidade e singularidade em seu contexto histórico-social, reconhecendo a evolução de seu crescimento e desenvolvimento, considerando as fases de neonato, lactante, pré-escolar e escolar com vistas a assistência de enfermagem, nos níveis de promoção, prevenção e tratamento.
EMENTA:

Ser criança no atual contexto social;
Inserção da criança na família através dos tempos;
Destaque para a questão do gênero, aspectos educacionais, éticos, legais e culturais;
Estatuto da criança e do adolescente - Aspectos ideológicos, políticos, sociais, éticos e culturais;
Determinantes biopsicológicos e sociais da mãe/família e companheiro que estão relacionados com a formação embrionária e fetal do ser criança;
Condições fetais e maternas através da historia pessoal , exame físico e obstétrico, determinando os fatores biopsicossociais;
Caracterizar o nascimento de um recém-nato de baixo risco, com vistas as ações de enfermagem na sala de parto, berçário e alojamento conjunto;
Identificar as características do recém-nato de baixo risco destacando as transições de vida fetal para neonatal e assisti-lo integralmente identificando os cuidados imediatos e mediatos;
Reconhecer as alterações e desvios de padrões fisiológicos do recém-nato de baixo risco com atuação na sala de parto, berçário e alojamento conjunto;
Reconhecer e fundamentar as alterações prevalentes do período neonatal e assistência de enfermagem correspondente;
Preparar a família para alta hospitalar do recém-nato;
Sensibilizar o aluno quanto ao Ser criança portadores de necessidades especiais e sua inserção na sociedade;
Caracterizar a evolução do lactante, pré-escolar e escolar, perfil epidemiológico e situação de risco;
Abordagens clinicas -Hospitalização; Processo de admissãoe alta; Técnicas básicas e O morrer;
Realizar ações básicas de Enfermagem no cuidar da criança de 29 dias à 12 anos com intercorrências clinicas, cirúrgicas e ambulatoriais;
Relato dos casos vivenciados na prática, aplicando-se a metodologia assistencial de Enfermagem.



BIBLIOGRAFIA:

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