UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE EDUCACAO FISICA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS DA ATIVIDADE FISICA
DISCIPLINA: Teoria e Prática do Lazer na Educação Física
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IEFD04-10885
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

REFLETIR SOBRE O VALOR DO ESPORTE COMO AGENTE FUNDAMENTAL DE LAZER NO MUNDO ATUAL.
ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NAS DIFERENTES ÁREAS DE LAZER NO ESPAÇO URBANO.
COMPREENDER AS VANTAGENS DAS ATIVIDADES INFORMAIS BEM COMO AS FORMAIS, NO QUE DIZ RESPEITO AOS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

EMENTA:

Lazer e seu significado nas diferentes esferas da vida social. Lazer e sociedade. Lazer e cultura.
Lazer, ludicidade e recreação.
Lazer e o animador cultural.
Lazer e prática esportiva, atitudes ativas e estilo de vida.
Lazer e novas tendências: entretenimento, turismo, resorts, parques, etc.



BIBLIOGRAFIA:

Burgos, Miria S. & Pinto, Leila M. S. de M. Lazer e estilo de vida. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.
Dumazedier, Joffre. Lazer e Cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.
Ferreira, Solange L. Tapeçaria Recreativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
Marcellino, Nelson C. Estudos do Lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 2000.
Salomão, Marcelo. Parques de Diversão no Brasil: indústria do entreterimento, lazer, negócios. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.