UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INFORMATICA E CIENCIAS DA COMPUTACAO
DISCIPLINA: Realidade Virtual
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME04-10870
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIME - Ciência da Computação (versão 1)
IME - Informática e Tecn. Informação (versão 2)
IME - Informática e Tecn. Informação (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Oferecer uma visão geral da tecnologia de Realidade Virtual, explorando suas principais características, diferentes áreas de aplicação e aspectos envolvidos no desenvolvimento de aplicações.
EMENTA:

Visão geral da tecnologia de Realidade Virtual: Evolução, Principais Características, Modelos de Interação do Usuário, Equipamentos de Apoio, Estrutura de sistemas de RV, Tendências. Estudo das áreas de aplicação. A Ética no uso de ambientes virtuais. Técnicas de estereoscopia. Desenvolvimento de Ambientes Virtuais: Plataformas para aplicações em Realidade Virtual. Modelos de desenvolvimento, Modelagem de objetos, Modelagem de Mundos Virtuais, Introdução à linguagem de programação VRML, Ferramentas de autoria, Avaliação da qualidade de ambientes Virtuais. Estudo de Casos.

TRAVA:

137 créditos (Informática e Tecn. Informação - versão 3)
108 créditos (Ciência da Computação - versão 1)
 
BIBLIOGRAFIA:

-G. Burdea, P. Coiffet, "Virtual Reality Technology", 2ª ed., Wiley-Interscience, 2003.

-W.Sherman e A. Craig, "Understanding Virtual Reality", 2002.

-Ames, Nadeu, Moreland, "VRML 2.0 SourceBook", Wiley Computer Publishing, 1997.