UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INFORMATICA E CIENCIAS DA COMPUTACAO
DISCIPLINA: Informática na Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME04-10865
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIME - Ciência da Computação (versão 1)
IME - Informática e Tecn. Informação (versão 2)
IME - Informática e Tecn. Informação (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Oferecer aos alunos uma visão geral da área de Informática na Educação, através de aulas teóricas, aulas práticas no laboratório, seminários de alunos e discussão de textos indicados.
EMENTA:

Modalidades de Yso de Computadores na educação. Sistemas de tutoria. Sistemas de autoria. Simulações e Jogos. Hipermídias educacionais. Metodologias para Desenvolvimento de Software Educacional. Critérios de Avaliação de Software Educacional. Técnicas de Inteligência Artificial aplicadas ao Software Educacional. Internet e Educação. Ambientes Educacionais Mediados por Computadores. Educação à Distância e Aprendizagem Cooperativa.

TRAVA:

137 créditos (Informática e Tecn. Informação - versão 3)
99 créditos (Ciência da Computação - versão 1)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IME04-06389 Informática na Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

-Valente, J.A. "Usos do Computador na Educação. Liberando a Mente", UNICAMP, 1991.
-Balusabramanian, V. "State of the Art Review on Hypermedia Issues and Applications". 1994.
-Santos, Neide;Crespo, Sérgio & Rocha, Ana R.C. "Navegação em Documentos Hipermídia: Estado da Arte" Relatório Técnico ES-373/96. COPPE/Sistemas, Fevereiro 1996.
-Santoro, Flávia, Borges, Marcos & Santos, Neide. "Um Framework para Estudo de Ambientes de Suporte à Aprendizagem Cooperativa". Revista Brasileira de Informática na educação. Florianópolis, 4 de abril de 1999.
-Santos, Neide. "Estado da Arte em Espaços Virtuais de Ensino e Aprendizagem". Revista Brasileira de Informática na educação. Florianópolis, no 4, Abril 1999.