UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO POLITÉCNICO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL
DISCIPLINA: Computação Gráfica
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: IPRJ01-10784
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIPRJ - Engenharia de Computação (versão 1)
Eletiva DefinidaIPRJ - Engenharia de Computação (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Fornecer os fundamentos de Computação Gráfica.
EMENTA:

Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D e recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos. O processo de Rendering: fontes de luz; remoção de linhas e superfícies ocultas; modelos de tonalização (shading). Aplicação de texturas. O problema do serrilhado (aliasing) e técnicas de anti-serrilhado (antialiasing).

PRÉ-REQUISITO 1:

IPRJ01-10761 Matemática Discreta I
 
BIBLIOGRAFIA:

1. Hearn, D. & Baker, M.P. Computer Graphics in C. Prentice-Hall, 1996.
2. Gonzalez, R. & Woods, R. Processamento Digital de Imagens. Edgar Blü cher Ltda, 2000.
3. Foley, J. et al. Computer Graphics - Principles and Practice. Addison-Wesley, 1990.
4. Foley, J. et al. Introduction to Computer Graphics. Addison-Wesley, 1995.
5. Gomes, J. & Velho, L. Computaco Grá_ fica - Volume 1. IMPA/SBM, 1998.
6. Angel, Edward. Interactive Computer Graphics: a top-down approach with OpenGL. 2.ed. Reading: Addison-Wesley, 2000.