UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO POLITÉCNICO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL
DISCIPLINA: Informática e Sociedade
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IPRJ01-10783
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIPRJ - Engenharia de Computação (versão 1)
Eletiva DefinidaIPRJ - Engenharia de Computação (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Mostrar ao aluno como a Tecnologia da Informação influencia as sociedades.
EMENTA:

Aspectos sociais, econômicos, legais e profissionais de computação. Aspectos estratégicos do controle da tecnologia. Mercado de trabalho. Aplicações da computação: educação, medicina, etc. Previsões de evolução da computação. Ética profissional. Segurança, privacidade, direitos de propriedade, acesso não autorizado. Códigos de ética profissional. Doenças profissionais.


BIBLIOGRAFIA:

1. MASIERO, P. C., Ética em Computação, EDUSP, 2000.
2. AGUILAR, Francis J.. A ética nas empresas. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
3. LAMOTTE, Sebastião Nunes. O profissional de informática: aspectos administrativos e legais. Porto Alegre: Ed. Sagra Luzzatto, 1993.
4. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
5. SANCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Ética. 15ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.