UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO POLITÉCNICO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL
DISCIPLINA: Princípios de Engenharia de Software
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IPRJ01-10768
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIPRJ - Engenharia de Computação (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Capacitar o aluno no desenvolvimento de sistemas de software, desde a sua concepção até o projeto detalhado dos requisitos. Numa primeira fase aborda as fases de levantamento, elicitação, especificação e gerenciamento de requisitos, da Engenharia de Requisitos. Numa segunda fase aborda o projeto físico do sistema, considerando as diferentes arquiteturas de hardware e software para sua construção.
EMENTA:

Processo de desenvolvimento de software. Ciclo de vida de desenvolvimento de software. Qualidade de software. Técnicas de planejamento e gerenciamento de software. Gerenciamento de configuração de software. Engenharia de requisitos. Métodos de análise e de projeto de software. Garantia de qualidade de software. Verificação, validação e teste. Manutenção. Documentação. Padrões de desenvolvimento. Reuso. Engenharia reversa. Reengenharia. Ambientes de desenvolvimento de software.


BIBLIOGRAFIA:

1. Pressman, R. S. Software Engineering: A Practitioner´s Approach (4 edition). McGraw-Hill, 1997.
2. Sommerville. Software Engineering (fifth edition). Addison-Wesley, 1996.
3. D'Souza, D.; Wills, A. Objects, Components and Frameworks with UML - The Catalysis Approach. Addison Wesley, 1998.
4. I. Jacobson, G. Booch, and J. Rumbaugh. The Unified Software Development Process, Addison-Wesley, 1999.