UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Ensino de Física e Inclusão Social
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FIS02-10662
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
Eletiva DefinidaFIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Conhecer os problemas existentes para o ensino eficaz e eficiente de Física para alunos portadores de necessidades especiais - cegos e surdos - e buscar maneira de contorná-los.
EMENTA:

1 O que caracteriza um portador de necessidades especiais: cegos e surdos.

2 Como encarar os problemas que surgem em salas de aula.

3 Elaborar métodos de ensino capazes de facilitar o ensino para estes alunos: tanto teórica quanto experimentalmente.

4 Trabalhar temas de Física clássica contidos nos currículos escolares de acordo com o que preconizam os PCN's e a LDB.

5 Realizar visitas a Institutos especializados no atendimento destes alunos.

6 Trazer profissionais capazes de colaborar com o curso através de seminários.


TRAVA:

68 créditos (Física - versão 6)
68 créditos (Física - versão 7)
68 créditos (Física - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

1. BALLANTYNE, J.; MARTIN, M. C.; MARTIN, A. . Surdez. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, 5ª ed.
2. LANE, H. When the mind hears. New York: Vintage, 1989.
3. _________, HOFFMEISTER, R. ;BAHAN, B. , A journey into the deaf-wolrd. San Diego: Dawnsign Press, 1996.
4. SACKS, O. Vendo vozes. São Paulo: Cia das Letras, 1997.
5. ________ A Ilha dos Daltônicos. São Paulo: Cia das Letras, 1997.

Artigos de revistas especializadas em Ensino de Física
Artigos de revistas especializadas em ensino para portadores de necessidades especiais auditivas e visuais.