UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Matemática no Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP06-10603
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Aprofundar os conteúdos matemáticos do Ensino Médio em uma perspectiva pedagógica;
Discutir novas abordagens dos conteúdos do Ensino Médio fruto de pesquisas recentes em Educação Matemática.

EMENTA:

Panorama das propostas em Educação Matemática para o Ensino Médio, com ênfase no estudo das funções e no desenvolvimento do pensamento combinatório e probabilístico.
Análise de livros didáticos a partir de posturas pedagógicas;
Análise e confecção de sequências didáticas propostas através de jogos e atividades estruturadas.



BIBLIOGRAFIA:

D'AMBROSIO, V. Educação Matemática. SP, Papirus, 1998.
MAHER, C. Estudantes podem produzir argumentos convincentes. Séries Reflexões em Ed. Matemática, USU, 1998.
TINOCO, L.A.A. Construção do conceito de função. Projeto Fundão, UFRJ, RJ, 1997.