UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Matemática no Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP06-10602
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Aprofundar os conteúdos Ensino Fundamental em uma perspectiva pedagógica;
Discutir novas abordagens dos conteúdos do Ensino Fundamental fruto de pesquisas recentes em Educação Matemática.

EMENTA:

Panorama das propostas em Educação Matemática para o Ensino Fundamental. Serão trabalhados alguns tópicos em aritmética, Geometria e Álgebra em propostas de pesquisadores em Educação Matemática;
Análise de livros didáticos a partir de posturas pedagógicas;
Análise e confecção de sequências didáticas propostas através de jogos e atividades estruturadas.



BIBLIOGRAFIA:

HERSH KOWITZ, R. Construção de Conceitos em Geometria. Boletim 32, GEPEM, RJ, 1995.

LINS R. & GIMENES, J. Perspectivas de Aritmética e da Álgebra para o século XXI. Papirus, SP, 1997.

D'AMBROSIO, V. Educação Matemática. SP, Papirus, 1998.