UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Literatura Infanto-Juvenil nos Ensino Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP03-10601
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Conhecer os pressupostos teóricos que norteiam a produção da literatura infanto-juvenil no Brasil;
Ler e analisar obras de literatura infanto-juvenil;
Traçar metas de trabalho com as obras literárias no Ensino Fundamental.

EMENTA:

Os fundamentos de uma literatura voltada para o público infanto-juvenil;
Aspectos de literariedade dos gêneros e obras;
Leitura crítica de autores e obras;
Metodologia de trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental.



BIBLIOGRAFIA:

COELHO, Jully Novaes. A literatura infantil. SP.
LASOLO. Marisa. Do mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. SP, Ática, 1994.