UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: História Local nos Ensino Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP05-10596
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

1. Construir novos instrumentos de análise para a apreensão do conceito de História Local adequados ao Ensino Médio e Fundamental.
2. Estimular a construção de uma História de resgate das localidades.
3. Recuperar o sentido de apropriação do patrimônio histórico, enquanto trabalho coletivo acumulado da meio como fonte de inserção do aluno e das fontes locais na pesquisa histórica.

EMENTA:

A Disciplina pretende aprofundar questões teórico-metodológicas que apontem para a construção da História do Rio de Janeiro, priorizando a abordagem da História Local, vista como resgate das características específicas locais, articuladas às gerais da História do Rio de Janeiro e do Brasil. Pretende recuperar um olhar sobre o Rio de Janeiro que contribua para a construção do Ensino Médio e Fundamental redescoberto através de estratégias pedagógicas inovadoras. Considera a pesquisa de campo como parceira no estudo da História Local do Rio de Janeiro.


BIBLIOGRAFIA:

BITTENCOURT, Circe. (org.) O Saber Histórico na sala de aula, São Paulo, Contexto, 1997.
BURKE, Peter. (org) A Escrita da História. Movas Perspectivas. São Paulo, Ed. UNESP, 1992.
CARDODO, Ciro F. e VAINFAS, Ronaldo. (org.) Domínios da História. Ensaios de Teorias e Metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, São Paulo, Ed. UNICAMP, 1996.
PROENÇA, Maria C. Ensinar/Aprender História, Livros Horizonte, Biblioteca do Educador, Lisboa, 1990.
Revista Brasileira de História 25/26. Memória, História e Historiografia. Dossiê ensino de História, FAPESP, AMPUH, Ed. Marco Zero, Setembro 1992 e agosto 1993.