UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: O Ensino da Geografia e a Educação Ambiental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP05-10595
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

A disciplina parte da análise da crise da modernidade, buscando, através de uma perspectiva aberta à interdisciplinaridade, e ao entendimento de conceitos geográficos relacionados ao espaço vivido (LUGAR X GLOBALIZAçâO), desenvolver propostas que permitam a execução da EA, via ensino formal, em diferentes níveis. O estudo do Meio é a prática norteadora e integradora na construção da interdisciplinaridade.

OBJETIVO(S):

Desenvolver análises sobre os principais obstáculos para a realização concreta da Educação Ambiental (EA) através de uma prática geográfica voltada para o estabelecimento de estudos interdisciplinares visando superação dos mesmos pela tomada de consciência e pela mudança de postura em relação às problemáticas sócio-ambientais.

BIBLIOGRAFIA:

AB´SABER, A. A Universidade Brasileira na (re)conceituação da Educação Ambiental. Educação Brasileira. São Paulo, 15 (31), p. 107-115, 1993;

BITTENCOURT, C.M.F. A Proposta de Educação Ambiental e as Muitas Dúvidas. In: PONTUSCHKA, N. N. (org) Um Projeto...Tantas Visões - Educação Ambiental na Escola PúBLICA. AGB/SP, São Paulo, 1996, p. 9-16;

CARLOS, A.F.A. O lugar no/do Mundo. São Paulo, Hucitec, 1996. 150p;

MORIN, E. et KERN, A. B. Terra-Pátria. Lisboa, Instituto Piaget, 1998, 163p;

PRIGOGINE, I. et STENGRS, I. A Nova Aliança. Brasília, Editora UNB, 1991, 246p.