UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: Espaço Escolar e Produção de Subjetividade
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP01-10594
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Identificar o espaço escolar como agenciador de mecanismos de subjetivação. Analisar a prática educativa quanto as significações e dinâmicas instituídas, relacionando-a aos modos de subjetivação dominantes. Re-significar o espaço escolar e identificar novos agenciamentos na prática educativa que oportunizem processos de singularização.
EMENTA:

Espaço escolar: origem e significado na história e organização das sociedades. Práticas educativas e modos de subjetivação dominantes. Leitura e crítica dos modos de organização, sociabilidade, temporalidade e espacialidade presentes na Escola. Re-significação no/do espaço escolar e novos agenciamentos na prática educativa: a reapropriação de processos de singularização.


BIBLIOGRAFIA:


ARIÉS, Philipp. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro. Ed. Guanabara, 1978.
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o Próximo Milênio. São Paulo. Ed. Cia das Letras, 1998.
FOUCALT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro. Graal, 1979.
GUATTARI, F. Revolução Molecular: Pulsações Políticas do Desejo. São Paulo. Brasiliense, 1987.
__________ & ROLNIK, S. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis. Vozes, 1986.