UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: Educação Cartográfica nas Séries Iniciais
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP01-10593
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar a importância da função social da linguagem cartográfica;
Discutir o papel do papel do professor na formação de leitores de textos cartográficos.

EMENTA:

Apropriação da linguagem cartográfica: o mapa enquanto texto. A função social da linguagem cartográfica e os processos históricos-sociais de sua construção. A diversidade de representações cartográficas na sala de aula. O professor e o aluno como usuários de mapas. Intervenção do professor: texto cartográfico/alunos.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo. Contexto. 1991.
LACOSTE, Yves. A Geografia serve, antes de mais nada, para fazer a guerra. Lisboa. Iniciativas Editoriais, edição brasileira. Papirus. 1976.
UNESP. Colóquio: Cartografia para Crianças. Laboratório de Ensino/Depto. De Educação, Instituto de Biociências/UNESP, Laboratório de Ensino e Material Didático/Depto. de Geografia, FFLCHUSP, Rio Claro. São Paulo. 1995.