UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS
DISCIPLINA: Marketing Público
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FAF03-10582
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFAF - Administração (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Possibilitar aos alunos o aprendizado dos conceitos básicos e das práticas do Marketing Público de uma forma bem simples e objetiva. Por estar calcado num enfoque gerencial, o programa do curso apresenta as decisões importantes que os servidores públicos precisam tomar para tentar adaptar os objetivos e recursos das instituições públicas às necessidades detectadas do cidadão-consumidor. O curso deve ainda tratar do desenvolvimento de estratégias competitivas de marketing para as instituições públicas calcadas nos desafios do ambiente da nova economia, visando atingir plenamente a satisfação do cidadão-consumidor.
EMENTA:

O ambiente de marketing - macroambiente e microambiente em constante mutação. A análise das oportunidades do mercado de serviços públicos. O conceito de marketing público e de serviço público. Estudo do comportamento do cidadão-consumidor e do seu processo de decisão para aquisição de ser viços públicos. Seleção do mercado-alvo. Desenvolvimento dos compostos de serviço, preço, promoção e canal de distribuição dos serviços públicos. E-governament. Estratégias competitivas de marketing público. Controle estratégico dos resultados junto ao cidadão-consumidor.


BIBLIOGRAFIA:

Não informada.