UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: Estágio: Planej.Mat. no Ens. de L2 para a Com. Surda
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE06-10311
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

No final do período o aluno deverá estar apto a reconhecer questões críticas no ensino de leitura e escrita de L2 na comunidade surda, a avaliar criticamente materiais existentes, a adaptar e elaborar minimamente materiais voltados para este contexto específico face às questões críticas discutidas.
EMENTA:

Desenvolvimento da Leitura e da Escrita. O caso da comunidade surda. Problemas e possíveis soluções. A prática pedagógica neste contexto profissional. Critérios para a avaliação crítica de materiais. Adaptação de materiais. A elaboração de materiais: modelos e abordagens práticas. Estudo de casos.


PRÉ-REQUISITO 1:

ILE06-05256 Linguística I - Fundamentos Teóricos
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 2)
86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 3)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 4)
86 créditos (Letras - Inglês - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 5)
86 créditos (Letras - Inglês - versão 6)
 
BIBLIOGRAFIA:

Hutchinson and Waters. (1987).
English for Specific Purposes. Materiais Design (pp. 108-127). Cambridge: Cambridge Univer-sity
Press
Hutchinson and Waters. (1987).
English for Specific Purposes: MateriaIs evaluation (pp. 96-108). Cambridge: Cambridge
University Press
Goldfeld, Márcia. Fundamentos em Fonoaudiologia. Cap 4 (pp. 40-50). Ed. Guanabara
Koogan.
Saliés, Tânia. (2003). Ler a TV em L2: uma opção educacional para a comunidade surda.
Palestra ministrada no III Painel de Closed Caption promovido pela ARPEF-PUC-Rio.