UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE06-10308
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

No final do período, o aluno deverá ser capaz de ligar as teorias de ensino à prática pedagógica de ensino de LM assim como de analisar o discurso pedagógica no que tange à construção de identidade e ao desenvolvimento dos multiletramentos, fazendo linguística aplicada.
EMENTA:

Princípios e pressupostos da LA: teorizando a prática; a pedagogia dos multiletramentos; o ensino de LM e suas diferentes instâncias de uso; forma e uso; discurso e subjetividade; a construção de identidades; questões críticas no ensino/aprendizagem da leitura e da escrita em língua materna.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE06-05256 Linguística I - Fundamentos Teóricos
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE06-03547 Tópicos Especiais de Linguística XXIII
ILE06-06705 Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas I
 
BIBLIOGRAFIA:

CABRAL G. LONI (1998). Lingüística e Ensino: Reflexões para a Prática Pedagógica da Língua Materna. Florianópolis: Editora Insular.
FORTKAMP M., TOMITCH L. (orgs.). 2000. Aspectos da Lingüística Aplicada. Florianópolis: Editora Insular.
KLEINMAN, Ângela. A construção de identidades em sala de aula: um enfoque interacional. 2001.
LEFFA, Vilson. Análise Sintática: Ensinando o Que Não se Sabe Para Quem Já Sabe? 2000.
MOITA LOPES Luiz Paulo. Co-construção do Discurso em Sala de Aula: Alinhamento a Contextos Mentais Gerados pela Professora.
MOITA LOPES, Luis Paulo. Discursos de identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da dife-rença.
PENNYCOOK Alaistair. A Lingüística Aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. 1998.
ROXANE Helena Rodrigues Rojo. Enunciação e interação na ZPD: do nonsense à construção dos gêneros de discurso. 2001.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Letramento e as perspectivas para o próximo milênio. 1998.
SERRANI INFANTE, Silvana e STRACÇALANO, Edna. Língua(s), discurso e subjetividade: teoria e prá-tica no ensino-aprendizagem de escrita. 1998.