UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE06-10307
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

O aluno no final do período deverá estar apto a responder as seguintes questões: como se dá a aquisição de LE? Quais são as questões críticas? Como enfrenta-las no dia a dia da sala de aula?
EMENTA:

O processo de aquisição de LE: fases, questões críticas e padrões de uso. Hierarquia do erro. Interlíngua. Aspectos sociais, afetivos, cognitivos e discursivos da aquisição de L2. A práti-ca de ensino informada pelas teorias de aquisição de LE. Competência Comunicativa.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE06-05256 Linguística I - Fundamentos Teóricos
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE06-06705 Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas I
 
BIBLIOGRAFIA:

Ellis, R. 1997. Introduction to Second Language Acquisition. OUP.
FORTKAMP M., TOMITCH L. (orgs.). 2000. Aspectos da Lingüística Aplicada. Florianópolis: Editora Insular.
HEATH, SHIRLEY. (1994). Language, life, and work in communities and classrooms. Cam-bridge: Cambridge University Press.
KERN, RICHARD. (2000). Literacy and Language Teaching. Oxford Applied Linguistics Series. Oxford University Press.
KRAMSCH, CLAIRE. (2003). Language Acquisition and Language socialization. New York: Continuum.
MOITA LOPES Luiz Paulo. Co-construção do Discurso em Sala de Aula: Alinhamento a Contextos Mentais Gerados pela Professora.