UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: Leitura e Produção de Textos na Escola
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE06-10306
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

No final do período, o alunos deverá estar apto a responder as seguintes questões: Como se dá o processo de leitura e de produção de textos? Que problemas caracterizam cada um dos processos? Como enfrentá-los no dia a dia da sala de aula?
EMENTA:

A produção e compreensão de textos orais e escritos; pedagogia de ensino de leitura e produção de textos; coesão, coerência e o fluxo de tópico; autoria; processos inferenciais e leitu-ra; problemas na área de produção de texto e leitura.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE06-05256 Linguística I - Fundamentos Teóricos
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE06-02995 Tópicos Especiais de Linguística XVII
 
BIBLIOGRAFIA:

Goldfeld, Márcia. Fundamentos em Fonoaudiologia. Cap 4 (pp. 40-50). Ed. Guanabara Koogan.
DellÍsola, Regina Lúcia. 2001. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Editora Formayto
Marchuschi, L. A. 2001. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. Editora Cortez.
Kleinman, Agnela. 2004. Leitura ensino e pesquisa. Pontes Editores.
Koch, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. Editora Contexto.
Fiorin, J.L. Teorias do Texto e Ensino: A Coerência. In André Valente (org) Língua, Lingüística e Literatura. EDUERJ.