UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: O Discurso Pedagógico
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE06-10305
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

No final do período, o aluno deverá ser capaz de reconhecer diferentes práticas de linguagem no discurso pedagógico assim como refletir criticamente sobre estas práticas, as crenças que elas sinalizam e as identidades sociais que constroem.
EMENTA:

Práticas de linguagem no discurso pedagógico; linguagem e a construção do conhecimento; o social e o afetivo no discurso da prática pedagógica; crenças no discurso da sala de aula de LM; a estrutura da participação e o papel do professor; multimodalidades; a prática reflexiva e crítica; multiculturalismo, identidades sociais e o ensino da unidade na diversidade linguístico-cultural.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE06-05256 Linguística I - Fundamentos Teóricos
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE06-03776 Tópicos Especiais de Linguística XXVI
ILE06-06706 Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas II
 
BIBLIOGRAFIA:

Allwright, D. 1996. Social and pedagogical pressures in the language classroom: The role of socialisation. In H. Coleman (Ed.), Society and the language classroom, pp. 207-228. Cambridge: Cambridge University Press
Freitas, M. T. A. (2000). Vygotsky e Bakhtin - Psicologia e Educação: Um Intertexto. São Paulo: Editora Ática.
Giroux, H. A. (1997). Os Professores como Intelectuais: Rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora.
Kleinman, Ângela. A construção de identidades em sala de aula: um enfoque interacional. 2001.
Liberali, F. C. (1996). O desenvolvimento reflexivo do professor. The ESPecialist, vol. 17, no. 1, 19-37.
Magalhães, M. C. C. (1996). Contribuições da pesquisa socio-histórica para a compreensão dos contextos interacionais de sala de aula de línguas: Foco na formação de professores. The ESPecialist, vol. 17, no. 1, 1-18.
Moita Lopes, Luis Paulo. Discursos de identidade em sala de aula de leitura de L1: a cons-trução da diferença.
Oliveira, L. P. (2000). Escolhas pedagógicas do educador e identidade cultural dos aprendi-zes. Linguagem e Ensino, Vol. 3, No. 2, 49-59.
Stubbs, M. (1992). Language, Schools and Classrooms. London: Routledge
van Lier, L. (1996). Interaction in the Language Curriculum: Awareness, Autonomy and Authenticity. London: Longman.
Vygotsky, L. S. ( 1994). Extracts from Thought and Language and Mind in Society. In B. Stierer & J. Maybin (Eds.), Language, Literacy and Learning in Educational Practice, pp.45-58. Clevedon: Multilingual Matters.