UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: Gêneros Textuais: Produção e Ensino
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE06-10304
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

O aluno deverá ser capaz de identificar diferentes gêneros a partir dos movimentos retóricos e pistas linguísticas assim como de estabelecer relações com o ensino de línguas e a prática pedagógica.
EMENTA:

Gêneros discursivos: descrição e abordagem crítica. Pistas linguísticas e os movimentos retóricos. Inter-relações entre gêneros, ensino de línguas e a formação do professor de português-literatura.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE06-05256 Linguística I - Fundamentos Teóricos
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE06-02995 Tópicos Especiais de Linguística XVII
ILE06-03045 Tópicos Especiais de Linguística XVIII
ILE06-06706 Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas II
 
BIBLIOGRAFIA:

BHATIA, V. 1993. Analysing Genre: Language use in Professional Settings. London: Longman.
BONINI, ADAIR. 2002. Gêneros Textuais e Cognição. Florianópolis: Ed. Insular
BRONCKART, JEAN-PAUL. 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo. São Paulo: EDUC.
DIONÍSIO, MACHADO E BEZERRA. 2002. Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.
MERUER, J. E MOTTA-ROTH DÉSIRÉE. 2002. Gêneros Textuais. Bauru, SP: EDUSC
MEURER José Luiz. O conhecimento de Gêneros Textuais e a Formação do Profissional da Linguagem. 2000. In Fortkamp M., Tomitch L. (orgs.). 2000. Aspectos da Lingüística Aplicada. Florianópolis: Editora Insular.
SMOLKA e MORTIMER. Linguagem, cultura e cognição: um olhar sobre o ensino e a sala de aula. 2001.
SWALES, JOHN. (1990). Genre Analysis. Cambridge University Press.