UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LIT. BRASILEIRA E TEORIA DA LITERATURA
DISCIPLINA: Teatro e Cultura na Modernidade e Depois
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE05-10237
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3)
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3)
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3)
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3)
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3)
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3)
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3)
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Relacionar as transformações mais marcantes da produção teatral no decorrer do século XX àquelas ocorridas no conjunto da cultura.
Estabelecer relações entre essas transformações e os movimentos sociais, discutindo as mediações entre o contexto social e o campo das manifestações artísticas.
Identificar elementos de construção dos cânones modernos no teatro, suas repercussões atuais e suas crises.
Reconhecer as diferenças entre as mais influentes correntes da dramaturgia e da interpretação teatral, em especial Stanislavsky, Brecht e a retomada de tradições carnavalescas e populares.
Relacionar as transformações ocorridas nos grandes centros teatrais à historia do teatro brasileiro.

EMENTA:

O fenômeno teatral será analisado tendo em conta seus compromissos com o público e, portanto a repercussão quase imediata das crises políticas e transformações socam no palco. Serão associados elementos estruturadores do texto dramatúrgico à encenação. Nesse sentido, terá relevância a análise das relações entre as características dominantes em alguns textos dramatúrgicos e as correntes de interpretação teatral de maior destaque na modernização do teatro e influentes até a atualidade.
Serão discutidos e analisados os efeitos de repressão das tradições populares pelas correntes teatrais modernas e as tendências em que se observa a sua retomada.
A leitura e a discussão de textos teóricos (de Szondi, Brecht, Stanislavsky e Bakhtine) será acompanhada da análise de textos dramatúrgicos representativos das principais tendências da modernidade (Tchecov, Brecht, Ionesco, Beckett e Maiakovski).
A leitura e exame crítico de textos de dramaturgos brasileiros (em especial, Arthur Azevedo, Oswald de Andrade, Nelson Rodrigues e Oduvaldo Viana) será o ponto de partida para a discussão sobre os pontos de continuidade e ruptura na história dos contados do teatro brasileiro com o europeu. A esse propósito abrir-se-á um parêntese para pensar nas contribuições de chanchada e do teatro de revista para a construção de referências culturais e tradições cênicas no Brasil.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE05-07753 Tópicos Especiais em Teoria da Literatura VII - Teatro: o texto e o palco
 
BIBLIOGRAFIA:

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