UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LIT. BRASILEIRA E TEORIA DA LITERATURA
DISCIPLINA: Técnicas de Pesquisa de Fontes Bibliográficas e Virtuais
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE05-10225
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Levantar e analisar criticamente resenhas e ensaios sobre temas relativos à área de Letras, publicados em suplementos literários de jornais de ampla circulação; em revistas especializadas (ou não, mas que tenham, por exemplo, coluna dedicada a livros), na área de Letras, para que sirvam como materiais didáticos e matérias a serem consideradas pelos licenciados em aulas para os ensinos fundamental e médio; acompanhar e divulgar entrevistas(na TV,no rádio, no jornal, em revistas) com escritores e profissionais ligados às suas áreas de atuação no campo das Letras, para futura discussão sobre o ideário do entrevistado e de sua obra, transformando tal discussão em possibilidades de produção de trabalhos diversos com estudantes na Escola; realizar pesquisa na Internet em sites sobre escritores e profissionais que escrevam sobre temas pertinentes ao campo das Letras, a fim de aproximar os estudantes dos temas tratados, adequando o ensino de línguas e de literaturas a um instrumento de uso constante na vida dos discentes em todos os níveis de escolaridade.
EMENTA:

Técnicas de pesquisa de fontes bibliográficas: diversificação de materiais didáticos para os ensinos fundamental e médio: o jornal, a revista, a TV, o rádio, a internet para o ensino de língua e de literatura.

TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 5)
86 créditos (Letras - Inglês - versão 5)
86 créditos (Letras - Inglês - versão 6)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 2)
86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 3)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE05-06703 Prática de Ensino - Português e Literatura III - Estágio Supervisionado III
 
BIBLIOGRAFIA:

CASTILHO, Ataliba T. de, coord. O Jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.
JOBIM, José Luis, org. Literatura e lnformática. Rio de Janeiro: edUERJ, 2003(?)
MARCONDES, Beatriz et alii. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
MORAN, José Manuel et alii. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
NAPOLIT ANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 200 I.
ZILBERMAN, Regina & LAJOLO, Marisa. A leitura rarefeita; leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.