UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LIT. BRASILEIRA E TEORIA DA LITERATURA
DISCIPLINA: Materiais p/ Ensino de Literatura
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE05-10223
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva RestritaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Oferecer aos alunos treinamento prático na preparação de material didático pedagógico para aulas de literatura nos níveis fundamental e médio.
EMENTA:

Análise crítica dos livros didáticos. Critérios para a seleção de textos, tendo em vista sua exploração didático-pedagógica nos níveis fundamental e médio. Constituição de acervos bibliográficos escolares. Meios complementares: emprego de textos não-verbais e de mídias audiovisuais e eletrônicas.

TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 2)
86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 3)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 4)
86 créditos (Letras - Inglês - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 5)
86 créditos (Letras - Inglês - versão 6)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE05-06702 Prática de Ensino - Português e Literatura II - Estágio Supervisionado II
 
BIBLIOGRAFIA:

BARZOTTO, Valdir Heitor, org. Estado de leitura. Campinas: Mercado Aberto I Associação de
Leitura do Brasil, 1999.
LEAHY-DIOS, Cyanna. Educação literária como metáfora social. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LOPES, Luiz Paulo. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade
em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
NEVES, Iara C. Bittencourt et alii, org. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre:
Ed. da UFRGS, 2001.
ZILBERMAN, Regina & SILVA, Ezequiel T. da, org. Leitura: perspectivas interdisciplinares. São
Paulo: Ática, 2001.