UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. em Língua Inglesa II - Comp. e Exp. Oral e Escrita
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE04-10108
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir correlações entre teoria e prática pedagógica no que se refere aos processos de compreensão oral e escrita em línguas estrangeiras. Analisar e preparar atividades de compreensão e expressão oral e escrita em línguas estrangeiras.
EMENTA:

Compreensão oral e escrita: processos ascendente e descendente, contextualização, aspectos paralingüísticos, estratégias de compreensão, diferentes tipos de texto, compreensão fora da sala de aula.
Expressão oral: estratégias comunicativas, competências comunicativas, atividades comunicativas, projetos, linguagem corporal, prática controlada, interação autônoma, erros.
Expressão escrita: coesão e coerência, diferentes tipos de texto, atividades, escrita processual (Process writing).
Aspectos gerais: Motivação, o papel do erro, Inteligências Múltiplas, estilos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, análise de necessidades, seleção de materiais e recursos.



BIBLIOGRAFIA:

Gardner, D. & Miller, L. (Ed.) (1996). Tasks For Independent Language Learning. Alexandria(Virginia): Tesol.
Goh, C. (2003). Ensino Da Compreensão Oral Em Salas De Aulas De Idiomas. São Paulo:Sbs.
Harmer, J. (1998). How to teach English. Longman
Richards, J. & Renandya, W.(ed.) (2002). Methodology in language teaching. CUP.
Spratt, M., Pulverness, A. & Williams, M. (2005). The Teaching Knowledge Test (TKT) Course. CUP.
Holden, Susan. O Ensino de Língua Inglesa.SP:SSS