UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE HISTORIA
DISCIPLINA: Laboratório de História III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IFCH01-10097
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar o conceito de documento histórico e suas implicações metodológicas. Caracterizar os diversos métodos de pesquisa histórica. Realizar atividades que capacitem o aluno a realizar diversos métodos da pesquisa histórica e da pesquisa no ensino de história.
EMENTA:

O conceito de documento histórico: historicidade e implicações teórico-metodológicas. Os métodos e campos da investigação em história e no ensino de história. Realização de atividades direcionadas para a prática de diversos métodos de pesquisa em história e no ensino de história.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH01-03993 Pesquisa Histórica I
 
BIBLIOGRAFIA:

BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique (org). Passados Recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ; Ed. da FGV, 1998.
CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. São Paulo: Perspectiva, 1986.
GADDIS, John Lewis. Paisagens da História. Como os historiadores mapeiam o passado. Tradução de Marisa Rocha Motta. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcellos e outros (org.). Questões de teoria e metodologia de História. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2000.