UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE HISTORIA
DISCIPLINA: Introdução aos Estudos Históricos II A
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH01-10079
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

1. Introduzir e discutir os principais conceitos desenvolvidos pelas primeiras gerações do movimento de Annales, com ênfase particular nas obras Febvre, Bloch e Braudel.
2. Discutir a herança da Escola dos Annales: a crítica da Nouvelle Histoire.

EMENTA:

A Crítica ao paradigma Rankeano: O movimento de Annales e a censura à história factual e política do século XIX. As primeiras gerações de Annales: Lucien Febvre, Marc Bloch e Fernand Braudel. O conceito de Outllage mental e a compreensão de historicidade por Febvre. As relações da História com a Psicologia, a Antropologia e a Sociologia. O conflito com o estruturalismo e Braudel. A Longa duração e as mentalidades. A Nova História: Limites e Possibilidades.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH01-03727 Introdução aos Estudos Históricos II
 
BIBLIOGRAFIA:

BARROS, José D'Assunção. O Campo da História. Petrópolis: Vozes, 2004.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales: A Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Unesp,1991.
DOSSE, François. A história em migalhas: Dos Ãnnales à nova História. São Paulo: Ed. Unicamp, 1992.
FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Lisboa: Presença, 3ª. Ed., 1989.
LE GOFF, Jacques. A nova história. São Paulo: Martins Fontes, 1993.